Perguntas Frequentes

Caso não encontres aqui a resposta que procures podes sempre falar connosco através do email info@xutos1000.com.

Quem são os Xutos’1000?

São todos os fãs dos Xutos & Pontapés, a maior banda rock de sempre em Portugal e a melhor do Mundo. Alguns deles juntaram-se para organizar uma banda de tributo composta por 1000 músicos, anónimos fãs, destinada a interpretar algumas das suas canções mais emblemáticas.

Qual é a vossa ideia?

A ideia é interpretar o tema "Não sou único" dos Xutos e gravar um vídeo que posteriormente oferecido à banda e divulgado nas redes sociais. Deste modo seremos representantes de todos os fãs espalhados pelo Mundo na celebração do amor e admiração que temos pela sua obra e em particular pelo legado do nosso querido Zé Pedro.

Esta ideia foi inicialmente criada pelos Rockin’1000, um grupo italiano de fãs da banda americana Foo Fighters.

Como surgiu a ideia deste projecto?

Um dos organizadores sonhou em fazer algo semelhante ao projecto italiano sobre os Foo Fighters mas dedicado aos Xutos & Pontapés. Outro ouviu a ideia e sonhou como colocá-la em prática. Em menos duma semana encontraram amigos e conhecidos dispostos a colaborar e muitos interessadas que incentivaram o processo.

Os Xutos & Pontapés estão envolvidos nisto?

Não. Nem a banda nem nenhum dos seus representantes ou pessoas que profissionalmente trabalham com eles. Este projecto é um movimento exclusivo de fãs e até gostariamos que tivesse sido surpresa para eles.

Quando e onde vai ser realizado?

Sábado, 7 de Julho de 2018. Campo de Jogos do Pragal, casa do Almada Atlético Clube. Todos os participantes estarão reunidos desde a manhã até ao final do dia para ensaio conjunto e gravação do vídeo.

Este projecto tem algum objectivo comercial?

Não, nenhum. Todo o dinheiro angariado será utilizado para fazer face às despesas directas do projecto, tais como aluguer de espaço, equipamento de som e vídeo, electricidade, artigos promocionais, direitos autorais e todas as outras. Se no fim sobrar dinheiro, será aplicado em actividades semelhantes a realizar no futuro ou então entregue aos Xutos & Pontapés para que criem um prémio para jovens rockeiros portugueses. Todas as contas serão publicitadas no sítio da Internet com o endereço https://xutos1000.com.

Como pretendem angariar dinheiro?

Neste momento os custos ainda são reduzidos e portanto suportados pelo bolso de cada um dos organizadores. Em breve planeamos iniciar uma campanha através duma empresa de crowdfunding. Após concluída a campanha de crowdfunding iremos vender artigos promocionais, tais como t-shirts ou obras de arte criadas por nós próprios. Tentaremos também obter o apoio de alguns patrocinadores ou doadores que serão posteriormente mencionados no vídeo final.

Os participantes são remunerados?

Não. Nenhum músico, organizador ou qualquer outro participantes receberá qualquer tipo de pagamento. Todos participam com os seus próprios instrumentos e suportam os custos individuais de transporte. Quem se desloque de muito longe poderá ser acomodado em casa de outros participantes que residem em Lisboa e que voluntariamente assim o desejem.

Que canção vai ser interpretadas?

"Não sou o único", letra de Zé Pedro, música dos Xutos & Pontapés.

Haverá público a assistir?

Não. Este é um evento de carácter privado destinado à gravação de um vídeo, não é um espectáculo ao vivo. Os únicos assistentes serão os voluntários não músicos presentes no local e apenas alguns convidados por via promocional.

Sou artista musical, posso participar?

Sim, mas apenas a título pessoal. Não serão aceites nomes artísticos de músicos ou bandas já constituídas, mas todos os seus elementos são muito bem-vindos.

Quais os instrumentos admitidos?

Apenas podemos considerar executantes de algum instrumento tocado pelos Xutos & Pontapés (guitarra eléctrica ritmo e solo, baixo, bateria e saxofone). Cada participante deverá levar o seu próprio instrumento e equipamento individual. Claro que também aceitamos cantores para a voz principal e segundas vozes.

Não sei música mas gostava de ajudar, posso participar?

Sim. Todas as ajudas são bem-vindas e há muito trabalho pela frente. Precisamos de toda a gente que saiba de produção de som e vídeo, maestros, electricistas, fotógrafos, angariadores de patrocínios, artistas de merchandising, jornalistas, relações públicas, seguranças, baristas, cabeleireiros e maquilhadores e todas as ideias de colaboração são consideradas.

Quero participar, como faço para me inscrever?

Preenche o formulário disponível no nosso sítio da Internet https://xutos1000.com/registo. No caso dos músicos devem também enviar um pequeno vídeo a tocar ou cantar uma música dos Xutos ou qualquer outra já gravada, para nos ajudar na disposição da banda. Não precisa ser um vídeo profissional, qualquer gravação feita em telemóvel serve.

Como fazem se houver mais de 1000 inscritos?

O número não tem que ser exacto, poderão ser um pouco menos ou um pouco mais. No entanto se houver um excedente muito exagerado será feita uma selecção com base nos dados fornecidos na inscrição.

Já me inscrevi, como sei que fui aceite?

Todos os inscritos aceites serão contactados indivualmente por correio electrónico ou telefone e a lista completa será igualmente publicitada em data a definir.